Os brasileiros dão pouca importância para a contratação de seguro para eventos da natureza, ocorre que eventos climáticos vem causando muitos danos ao patrimônio dos habitantes em determinadas regiões do Brasil, isso vem ocorrendo com maior frequência no decorre dos anos. No Sul de Minas a região apresenta um clima característico de invernos secos e verões chuvosos. Nos períodos chuvosos estatísticas apontam um aumento nos eventos extremos. A ocorrência de episódios de chuvas intensas ou grande sequência de dias chuvosos, precipitações, ocorrências de granizos, vendavais e riscos de enchentes, tem se agravado nos últimos anos.
Podemos observar esses eventos climáticos extremos em várias regiões do Brasil, com maior frequência nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Nessas regiões as seguradoras registram uma maior frequência nas indenizações de seguro para eventos da natureza.
Eventos climáticos no Sul de Minas.
Vários eventos climáticos extremos foram registrados nas cidades de Varginha, Itajubá, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, com ocorrências de chuvas de granizo que geraram prejuízos ao patrimônio dos seus habitantes nessas cidades em 2019 e 2020, destaque para o grande número de veículos avariados por um chuva de granizo intensa em 2019. Alfenas, Machado, Maria da Fé, registraram inúmeros destelhamentos de casas, danos a cobertura de posto de gasolina, quedas de árvores. Três Corações, Itajubá e São Lourenço com um históricos de enchentes cada vez mais frequentes nas ultimas décadas, esses fenômenos causam grandes prejuízos a população, ao comercio e agricultura local.
Mas o cenário aponta para algo discutido a pelo menos desde os anos 80: os efeitos das mudanças climáticas globais.
Uma das causas para as chuvas típicas do verão em Minas Gerais são “rios voadores”: as Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), corredores de umidade que se estendem do sul da bacia amazônica até o oceano Atlântico, no litoral do Sudeste. O mecanismo das ZCAS acontecia antes do aquecimento global e continua ocorrendo. Mas as condições da atmosfera ficam diferentes com as mudanças climáticas. A atmosfera fica mais quente e carrega mais umidade. A tendência, com isso, é de chuvas torrenciais.
Como não observamos uma política pública voltada para prevenção de danos que esse tipo de fenômeno provoca, isso torna a população extremamente vulnerável a esse tipo de evento, cada vez mais recorrente. Restando a essa população poucas alternativas para se resguardas, uma delas seria o seguro patrimonial, que pode te proteger de perdas expressivas ocasionadas por grande volume de chuva, granizos e vendavais.
Converse agora comigo pelo WhatsApp (35) 9 8898-4844 e saiba como você pode se proteger desse risco