Nos últimos anos tem sido muito frequente os danos ao veículo em enchentes. As chuvas extremas estão cada vez mais frequentes, com tendência de que isso possa se agravar ainda mais com o aquecimento global.
Historicamente observamos no período de dezembro a março várias enchentes no território brasileiro, e várias matérias de jornal, divulgando veículos boiando nas águas de chuva, isso tem sido cada vez mais comum.
É comum os motoristas serem pegos de surpresa durante as chuvas de verão. Por conta da força imprevisível desses episódios, muitas vezes nos deparamos com trechos alagados em questão de minutos, por isso é necessário estar preparado para situações como essas. Inclusive danos causados pelas enchentes, em que o veículo em caso de submersão parcial ou total em água doce proveniente de enchentes ou inundações, inclusive nos casos de veículos guardados em subsolo.
Como então é possível evitar que esse tipo de situação ocorra como você? Saiba as medidas preventivas para que você evite cair numa situação dessa, como pode se prevenir:
1- Se o volume de água no local não ultrapasse a metade da altura da roda do carro; se esse limite for ultrapassado, o risco de ficar no caminho aumenta bastante.
2- A travessia de um local alagado deve ser feita lentamente, em primeira ou segunda marcha, mantendo distância suficiente do carro da frente. Velocidade e aceleração constantes evitam a formação de ondas e a entrada de água no escapamento.
3- Nunca entre na água de forma veloz, pois isso pode formar uma onda sobre a frente do veículo, que pode invadir a entrada de ar do motor e causar calço hidráulico.
4- Se a chuva continuar forte e o condutor perceber que o nível de água está subindo rapidamente, o indicado é abandonar o veículo no local e acionar a seguradora o mais rápido possível.
5- Devido ao aumento do esforço do veículo para vencer a resistência da água, é recomendado desligar rádio, ar-condicionado, luz interna e tudo que não for estritamente necessário para a segurança durante a travessia.
6- Caso não conheça a via, não atravesse, pois ela pode conter buracos e outros obstáculos encobertos pela água;
7- Não espere a água chegar à janela, o que pode dificultar a abertura da porta.
8- Se não for possível atravessar, procure um local mais alto, desligue o carro e proteja-se. Nunca tente dar a partida se o veículo morrer dentro d’água, pois o motor pode aspirar água e ser danificado.
9- Em dias de chuva, a aderência do pneu no asfalto é menor, então mantenha sempre a manutenção do carro em dia. Não deixe de observar na manutenção do veículo as borrachas de vedação das portas, qualquer fissura na borracha permite a entrada de água no veículo.
O seguro compreensivo, que é conhecido popularmente como seguro total e cobre os principais eventos que acontecem com as chuvas de verão. Eventos como inundações, alagamentos, quedas de árvores e chuvas de granizo, podem ser prevenidos com a contratação deste seguro. Segundo números levantados junto as seguradoras, 95% dos clientes contratam o seguro completo, mas é bom ficar atento porque as seguradoras não cobrem quando o segurado se arrisca. “A Seguradora pode recusar o sinistro se o veículo estava em um local seguro e tentou atravessar uma área já alagada“.
- Por ultimo uma informação que a maioria desconhece, não há cobertura quando esses eventos ocorrem com água salgada, ou seja, aqueles que são ocasionados pelo aumento do nível do mar ou das ondas. Também é clausula de risco excluído das seguradoras danos ocorridos por acidente a veículo que trafegar em faixa de areia e água salgada. Portante evite estes lugares.
Seguro para drone
Proteção de renda por afastamento de trabalho
Seguro obrigatório veículos de aplicativo
Consultoria para micros e pequenos empreendedores
Seguro para drone
Proteção de renda por afastamento de trabalho
Seguro obrigatório veículos de aplicativo
Consultoria para micros e pequenos empreendedores