O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos EUA, em meados da década de 90 para estimular a população a prevenir o câncer de mama. A data é comemorada todo ano e mundialmente. Ações de conscientização sobre a necessidade da detecção precoce da doença e difusão de informação sobre o assunto são o foco das campanhas que envolvem diversas camadas da sociedade. Órgãos governamentais, escolas, ONG’s e representantes da sociedade civil se unem durante todo o mês de outubro com diversos tipos de abordagem e serviços com o objetivo de prevenir e combater a doença.
O Câncer de mama em números
De acordo com Ministério da Saúde, através do INCA-Instituto Nacional do Câncer, este é o tipo de câncer que mais mata no Brasil e no mundo. A previsão para 2016 não é animadora, 57.960 novos casos são estimados para este ano. A incidência da doença atinge tanto países desenvolvidos quanto países em desenvolvimento. Não escolhe raça ou classe social ou sexo mas, é predominante entre as mulheres concentrando sua incidência a partir dos 35 anos e aumentando com intensidade a partir dos 50 anos.
No ano de 2013, no Brasil, foram registrados óbitos de 181 homens e 14.206 mulheres, totalizando 14.388 mortes por câncer de mama. A cada 1 minuto uma mulher é diagnosticada com a doença, a cada 24 horas 30 mulheres morrem de câncer na mama no Brasil e, ainda de acordo com os dados recolhidos no país, uma em cada dez mulheres será diagnosticada com a doença.
A detecção precoce pode evitar muitos transtornos e em 95% dos casos é possível se obter a cura completa. A evolução da medicina, e a acuidade dos diagnósticos mamográficos, que deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos, têm trazido conforto e tranquilidade à sociedade em geral. A conscientização aumenta a cada ano. Embora menos comum, o câncer de mama também atinge homens, principalmente a partir dos 50 anos. Ulceração do tecido, nódulos abaixo da auréola e líquido proveniente dos mamilos são sinais que não podem ser desconsiderados.
A campanha Outubro Rosa, por que participar?
Abraçar essa ideia é compartilhar informações e se unir ao movimento mundial em prol da saúde com foco na prevenção do câncer de mama. Não é raro ver campanhas televisivas, com atores e atrizes de renome nacional apoiando esta ideia, mas não cabe apenas às mídias e personagens de sucesso dentro dela participarem. Cada um de nós pode, e deve, se transformar em agente de difusão de informações. O mês de outubro foi destinado a esta campanha mas a prevenção e as ações de esclarecimento devem acontecer durante todos os meses do ano. Ajude a divulgar conteúdo a esse respeito, aprenda a fazer o autoexame e o indique a outras pessoas. Faça sua parte, muitas vidas podem ser salvas.
A Lima & Figueiredo cumpre seu papel nessa campanha informando e orientando seus segurados, amigos e clientes e coloca à sua disposição um consultor para orientar sobre o seguro de vida com uma tabela especial para doenças graves durante o mês de outubro.