Diminuir custo do plano ou seguro saúde.

Diminuir custo do plano ou seguro saúde não é só uma opção, passou a ser uma necessidade diante do atual cenário. Os consumidores, ainda afetados economicamente pela pandemia, se deparam em 2021 com aumentos em cascata, que são impraticáveis para muitas famílias.

ALTERNATIVAS: Existem algumas alternativas para o consumidor diminuir o custo do plano de saúde ou seguro saúde. Uma é fazer portabilidade do seu plano para empresas concorrentes, estimulando a concorrência e diminuindo custos, podendo inclusive ficar isento de carências. Também pode optar por planos similares, excluindo alguns benefícios para baixar o custo, uma das opções é diminuir a rede credenciada. Outra opção é migrar para um plano regional.  Existem no Brasil 168 administradoras de benefícios de saúde. O objetivo deve ser de migrar para um plano igual ou similar com menor custo ou com algumas limitações, mais próximo possível dos benefícios que já possui e continuar garantido para casos mais graves e internações.

REAJUSTES: Os planos de saúde sofreram reajustes retroativos, elevando em muito o valor das mensalidades. A alta nos preços, considerando apenas os dados oficiais, chega a quase 50%, conforme aponta um levantamento divulgado nesta quarta-feira 03/02/21 pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Mas, a realidade pode ser ainda pior. Dados consolidados pelo Procon-SP apontam que há casos em que o aumento chegou a 113%. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar, os planos individuais ou familiares podem ser reajustados em até 8,14%.

A disparada nos custos ocorre porque, além do reajuste anual referente a 2021, os planos de saúde foram autorizados a cobrar, retroativamente, os reajustes que foram suspensos pela Agência Nacional de Saúde (ANS) em 2020, em função da pandemia.

Segundo o levantamento do Idec, o acúmulo de vários tipos de reajuste elevou a mensalidade dos planos de saúde entre 12,21% e 49,81%. Para chegar a esses percentuais, a entidade fez seis simulações usando os valores indicados no Painel de Precificação da ANS, de julho de 2020.

Tem exemplo de reajustes que chega a 67%. Nesse caso, um consumidor além do reajuste normal de 2021, teve  retroatividade do reajuste de 2020, como coincidiu com mudança de faixa etária, foi considerado mais a atualização de valores por conta de mudança na faixa etária. Caracterizando assim o efeito cascata no reajuste, que acumulou 67% de aumento.

Percentuais médios de reajuste por tipo de plano.
Segundo o levantamento do Idec, para os usuários de planos individuais que tiveram apenas o reajuste anual suspenso em 2020, o aumento da mensalidade foi de 12,21% entre dezembro e janeiro. Já aqueles que sofreram, além do reajuste anual, também aquele referente à mudança de faixa etária, viram a mensalidade aumentar 34,99%.

Para os planos coletivos, que não têm os reajustes regulados pela ANS, os aumentos foram ainda maiores, segundo o Idec. A variação foi de 26,67% para quem teve apenas o reajuste anual, e de até 49,71% quando se acumulou com o de mudança de faixa etária.

Já para os planos coletivos de adesão, o aumento foi de 26,67% para quem teve apenas o reajuste anual, e de 49,81% quando se acumulou a mudança de faixa etária.

Reclamações: Aumento de 10.000% nas reclamações contra planos de saúde foram registradas junto ao Procon de SP, 962 reclamações referentes ao reajuste retroativo, bem como à falta de explicação sobre o cálculo dos reajustes. Em janeiro de 2020, o órgão recebeu apenas nove reclamações referentes aos planos de saúde, o que corresponde a um aumento de 10.000% no número de denúncias.
Mais de 30 milhões de consumidores estão recebendo boletos com reajustes sem qualquer informação, e sem transparência, justamente numa época em que se enfrenta uma das maiores crises sanitárias e econômicas de todos os tempos. Importante lembrar que por determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o reajustes suspenso de 2020, devem ser cobrados em 12 parcelas a partir do mês de janeiro de 2021.

Com o objetivo de diminuir custo do plano ou seguro saúde, chequei a identificar algumas diferenças consideráveis entre planos de saúde e Seguro saúde. São duas modalidades diferentes, existem muitas opções boas no mercado e custos variados, com limite menor de reembolso, ou sem reembolso, com atendimento fora de rede credenciada, ou apenas em redes credenciadas, com atendimento nacional ou regional, com rede credenciada diferenciada, maior ou mais limitada. Dentre todas essas opções, pode existir uma que pode se enquadra melhor a sua realidade, atender sua principal necessidade, impactando menos no seu custo de vida.

Converse agora comigo pelo WhatsApp (35) 9 8898-4844, seu consultor de seguro saúde

 


Principal Condutor

Principal Condutor

O Conceito do Principal Condutor : é a pessoa que utiliza o veículo a maior parte do tempo (mínimo 5 dias da semana), ainda que outras pessoas possam, em situações eventuais (no máximo 2 dias por semana), também utilizá-lo. Se várias pessoas utilizarem o veículo mais de dois dias por semana, o segurado deverá contratar como Principal Condutor, a pessoa mais jovem. Eventual divergência poderá acarretar a perda do direito à indenização.        Segurado contratante deste seguro é responsável por informar à seguradora quem é o principal condutor do veículo segurado, ficando expressamente ciente que se o condutor…
Como funciona a franquia do seguro.

Como funciona a franquia do seguro.

Todo contrato de seguro tem franquia, mesmo quando tem cláusula de isenção de franquia, ela está descrita na apólice. Vamos detalhar esta questão mais a frente, veja como funciona a franquia do seguro. Franquia é a participação do segurado nos prejuízos causados por colisão do veículo segurado. Só é possível acionar o seguro para reparo do seu veículo segurado, se o orçamento ultrapassar a franquia. Neste caso a seguradora só paga o que excede do valor da franquia e o segurado paga a franquia. Ex: Prejuízo apurado para reparo do veículo segurado de R$ 3.500,00. Franquia do contrato de R$…
Soluções de atendimento de seguros

Soluções de atendimento de seguros

Está com dificuldades e não consegue recorrer a alguém que possa resolver questões sobre seu seguro. Temos soluções de atendimento de seguros para você, mesmo que não tenha contratado através de nós. Vender seguro é simples, existem diversos agentes e canais de venda no mercado: bancos, concessionaria, lojas, até mesmo um robô faz vendas on-line de seguro. Existem dois grandes diferenciais que não observamos nos canais de vendas citados acima, o primeiro é a solução no momento de atendimento do sinistro, nessas horas é possível identificar a diferença do corretor de seguros, ele é a pessoa certa nos momentos incertos.…
Fraudes no seguro de veículo

Fraudes no seguro de veículo

Nas condições gerais do seguro, estão descritas diversas situações que caracterizam fraudes no seguro de veículo. As mais comuns são 05, entre outras situações sujeitas a recusa de pagamento. As 05 principais fraudes são: 1- Perfil do Condutor Principal No seguro auto, este é certamente o “jeitinho” mais utilizado. Isso porque o perfil de determinadas faixas etárias influenciam bastante no preço do seguro auto. Além de ser mais usual, também é o mais difícil de averiguar na hora do sinistro e, sob o ponto de vista jurídico, uma vez que o seguro é um contrato de boa fé, ou seja,…

Cód do Rodapé 2

Principal Condutor
O Conceito do Principal Condutor : é a pessoa que utiliza o veículo a maior parte do tempo (mínimo 5 dias da semana), ainda que outras pessoas possam, em situações…
Como funciona a franquia do seguro.
Todo contrato de seguro tem franquia, mesmo quando tem cláusula de isenção de franquia, ela está descrita na apólice. Vamos detalhar esta questão mais a frente, veja como funciona a…
Soluções de atendimento de seguros
Está com dificuldades e não consegue recorrer a alguém que possa resolver questões sobre seu seguro. Temos soluções de atendimento de seguros para você, mesmo que não tenha contratado através…
Fraudes no seguro de veículo
Nas condições gerais do seguro, estão descritas diversas situações que caracterizam fraudes no seguro de veículo. As mais comuns são 05, entre outras situações sujeitas a recusa de pagamento. As…

Deixe uma resposta