Diminuir custo do plano ou seguro saúde.

Diminuir custo do plano ou seguro saúde não é só uma opção, passou a ser uma necessidade diante do atual cenário. Os consumidores, ainda afetados economicamente pela pandemia, se deparam em 2021 com aumentos em cascata, que são impraticáveis para muitas famílias.

ALTERNATIVAS: Existem algumas alternativas para o consumidor diminuir o custo do plano de saúde ou seguro saúde. Uma é fazer portabilidade do seu plano para empresas concorrentes, estimulando a concorrência e diminuindo custos, podendo inclusive ficar isento de carências. Também pode optar por planos similares, excluindo alguns benefícios para baixar o custo, uma das opções é diminuir a rede credenciada. Outra opção é migrar para um plano regional.  Existem no Brasil 168 administradoras de benefícios de saúde. O objetivo deve ser de migrar para um plano igual ou similar com menor custo ou com algumas limitações, mais próximo possível dos benefícios que já possui e continuar garantido para casos mais graves e internações.

REAJUSTES: Os planos de saúde sofreram reajustes retroativos, elevando em muito o valor das mensalidades. A alta nos preços, considerando apenas os dados oficiais, chega a quase 50%, conforme aponta um levantamento divulgado nesta quarta-feira 03/02/21 pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Mas, a realidade pode ser ainda pior. Dados consolidados pelo Procon-SP apontam que há casos em que o aumento chegou a 113%. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar, os planos individuais ou familiares podem ser reajustados em até 8,14%.

A disparada nos custos ocorre porque, além do reajuste anual referente a 2021, os planos de saúde foram autorizados a cobrar, retroativamente, os reajustes que foram suspensos pela Agência Nacional de Saúde (ANS) em 2020, em função da pandemia.

Segundo o levantamento do Idec, o acúmulo de vários tipos de reajuste elevou a mensalidade dos planos de saúde entre 12,21% e 49,81%. Para chegar a esses percentuais, a entidade fez seis simulações usando os valores indicados no Painel de Precificação da ANS, de julho de 2020.

Tem exemplo de reajustes que chega a 67%. Nesse caso, um consumidor além do reajuste normal de 2021, teve  retroatividade do reajuste de 2020, como coincidiu com mudança de faixa etária, foi considerado mais a atualização de valores por conta de mudança na faixa etária. Caracterizando assim o efeito cascata no reajuste, que acumulou 67% de aumento.

Percentuais médios de reajuste por tipo de plano.
Segundo o levantamento do Idec, para os usuários de planos individuais que tiveram apenas o reajuste anual suspenso em 2020, o aumento da mensalidade foi de 12,21% entre dezembro e janeiro. Já aqueles que sofreram, além do reajuste anual, também aquele referente à mudança de faixa etária, viram a mensalidade aumentar 34,99%.

Para os planos coletivos, que não têm os reajustes regulados pela ANS, os aumentos foram ainda maiores, segundo o Idec. A variação foi de 26,67% para quem teve apenas o reajuste anual, e de até 49,71% quando se acumulou com o de mudança de faixa etária.

Já para os planos coletivos de adesão, o aumento foi de 26,67% para quem teve apenas o reajuste anual, e de 49,81% quando se acumulou a mudança de faixa etária.

Reclamações: Aumento de 10.000% nas reclamações contra planos de saúde foram registradas junto ao Procon de SP, 962 reclamações referentes ao reajuste retroativo, bem como à falta de explicação sobre o cálculo dos reajustes. Em janeiro de 2020, o órgão recebeu apenas nove reclamações referentes aos planos de saúde, o que corresponde a um aumento de 10.000% no número de denúncias.
Mais de 30 milhões de consumidores estão recebendo boletos com reajustes sem qualquer informação, e sem transparência, justamente numa época em que se enfrenta uma das maiores crises sanitárias e econômicas de todos os tempos. Importante lembrar que por determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o reajustes suspenso de 2020, devem ser cobrados em 12 parcelas a partir do mês de janeiro de 2021.

Com o objetivo de diminuir custo do plano ou seguro saúde, chequei a identificar algumas diferenças consideráveis entre planos de saúde e Seguro saúde. São duas modalidades diferentes, existem muitas opções boas no mercado e custos variados, com limite menor de reembolso, ou sem reembolso, com atendimento fora de rede credenciada, ou apenas em redes credenciadas, com atendimento nacional ou regional, com rede credenciada diferenciada, maior ou mais limitada. Dentre todas essas opções, pode existir uma que pode se enquadra melhor a sua realidade, atender sua principal necessidade, impactando menos no seu custo de vida.

Converse agora comigo pelo WhatsApp (35) 9 8898-4844, seu consultor de seguro saúde

 


Como contratar o seguro condomínio.

Como contratar o seguro condomínio.

Saiba como contratar o seguro condomínio. Riscos que o sindico e administradores estão sujeitos, caso não contrate o seguro corretamente. A contratação de seguro para condomínios é obrigatório por lei, o síndico tem responsabilidade civil, tem que proporcionar garantias sociais e econômicas aos condôminos, inclusive ele responde civilmente pela falta de contratação do seguro, por decisões tomadas por ele e demais danos causados a terceiros (moradores, visitantes ou transeuntes), podendo seus bens ficarem em garantia, caso identifique falha nas decisões tomadas ou na contratação inadequada ou falta de contratação do seguro. É primordial entender sobre o cálculo de valor em…
Nova lei de trânsito, vantagens e desvantagens para seguro automóvel

Nova lei de trânsito, vantagens e desvantagens para seguro automóvel

Nava lei de trânsito, vantagens e desvantagens para seguro automóvel, o impacto das mudanças do Código Brasileiro de Trânsito no Seguro Auto, será avaliado com o passar do tempo, pois é recente e há a expectativa de que sejam positivas, já que estão diretamente relacionadas à segurança dos motoristas e dos que estão no seu entorno. “Nossa recomendação é que os motoristas sigam dentro dos limites de velocidade estabelecidos, respeitem ciclistas e pedestres, não dirijam depois de ingerir bebida alcoólica e fiquem atentos à sinalização, colaborando para um trânsito mais seguro, mesmo porque em algumas dessas situações pode gerar recusa…
Trocar o celular por modelo mais novo!

Trocar o celular por modelo mais novo!

Trocar o celular por modelo mais novo, atualizado, de ultima geração, com um pequeno investimento, como garantia de seguro embutido e opções de troca para atualização do seu aparelho todos os anos é o desejo da maioria. Pois a Porto Seguro lançou um produto, o Tech Facil, que te oferece todos esses benefícios por um custo mensal que cabe no seu bolso e te proporciona a opção de adquirir uma aparelho com custo abaixo do valor de mercado. Trocar o celular por modelo mais novo todos os anos com o Tech Facil, ele é uma assinatura anual, por meio de um valor mensal…
Utilização da Tabela FIPE para indenização do seguro.

Utilização da Tabela FIPE para indenização do seguro.

Utilização da Tabela FIPE para indenização do seguro de veículos é feita pela maioria das seguradoras. Ocorre que no início de 2021 uma particularidade vem ocorrendo. Os veículos tinham uma depreciação de um ano para o outro, o que não se refletiu no período de janeiro a abril de 2021. A falta de insumos, reflete no aumento dos materiais e dos equipamentos,  consequentemente impactando no aumento de custo de produção dos veículo novos, que se reflete aumento dos veículos usados, culminado com a diminuição da oferta de usados, esses fatores impactam o mercado. Tabela FIPE não está acompanhando mais a…

Cód do Rodapé 2

Como contratar o seguro condomínio.
Saiba como contratar o seguro condomínio. Riscos que o sindico e administradores estão sujeitos, caso não contrate o seguro corretamente. A contratação de seguro para condomínios é obrigatório por lei,…
Nova lei de trânsito, vantagens e desvantagens para seguro automóvel
Nava lei de trânsito, vantagens e desvantagens para seguro automóvel, o impacto das mudanças do Código Brasileiro de Trânsito no Seguro Auto, será avaliado com o passar do tempo, pois…
Trocar o celular por modelo mais novo!
Trocar o celular por modelo mais novo, atualizado, de ultima geração, com um pequeno investimento, como garantia de seguro embutido e opções de troca para atualização do seu aparelho todos…
Utilização da Tabela FIPE para indenização do seguro.
Utilização da Tabela FIPE para indenização do seguro de veículos é feita pela maioria das seguradoras. Ocorre que no início de 2021 uma particularidade vem ocorrendo. Os veículos tinham uma…

Deixe uma resposta